BBC NEWS: O que aconteceu com a proposta de Psy e do K-pop para conquistar o mundo?

Posted on Posted in Citações, CL, Integrantes, Notícias
_83369009_resize-psy-inauguration-get[1]
Psy performando Gangnam Style na posse da então recém-eleita presidente da Coreia do Sul em 2013.

Por um momento, era impossível mover-se sem ter Gangnam Style batendo nos tímpanos – tanto em comerciais do superbowl, como flash mobs, performances de TV no horário nobre ou toques para celular tinindo a distância, diz Omid Scobie, especialista em indústria do entretenimento e do gênero K-pop.


Todos os cantos do globo, ao que parece, tinham se tornado obcecados com sucesso viral de Psy em 2012.

Mas, apesar de dois singles bem sucedidos e promessas de um álbum produzido nos Estados Unidos, houve muito pouco barulho sobre o rapper sul-coreano desde então.

K-pop estava oficialmente no mapa, mas seu embaixador não-oficial desistiu?

Dificilmente. Depois de faturar estimados $55m com seu trabalho no Ocidente, Psy agora está acumulando valores semelhantes no lucrativo mercado chinês, onde sua colaboração com o pianista de classe mundial, Lang Lang, está atualmente conseguindo primeiro lugar nos charts.

“Fãs chineses amam sua música e a canção”, Hyun Suk “YG” Yang, seu empresário, fundador e presidente de uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia, YG Entertainment, disse à BBC.

“Ele liderou [todas as] paradas musicais chinesas.”

_83369013_resize-cl-getty[1]
CL é apontada por alguns para tornar-se um fenômeno global do K-pop.

A decisão de Psy para focar no mercado de música asiática pode ser uma indicação de onde a indústria do entretenimento rende os maiores lucros para os músicos – o mercado de entretenimento da China foi recentemente avaliado em $95,7 bilhões – mas também colocou um fim súbito a K-pop Wave que deveria estar seguindo para o Ocidente.

Isso pode estar prestes a mudar.

_83389962_psybestvideogetty[1]
Gangnam Style de Psy levou o prêmio de Melhor Vídeo no MTV Europe Music Awards em 2012

Empresário de talentos Scooter Braun, que descobriu os megastars pop Justin Bieber e Carly Rae Jepsen, disse à BBC que Psy abriu os olhos para a mercadoria mais quente da Coreia do Sul e seu line-up de ídolos talentosos maduros para exportação.

Quando ele viu pela primeira vez o vídeo de Gangnam Style “algo no meu intestino saiu” diz Braun, que assinou imediatamente com o cantor em sua gravadora com sede nos EUA, Schoolboy Records.

“K-pop como um gênero investe muito em seus vídeos, com visuais únicos e vibrantes e até mesmo um pouco de exotismo neles”, diz ele.

“Estes visuais incríveis permitiram que os fãs que não podem compreender a língua conseguissem mesmo assim entender a música.”

O que explica por exemplo, por que praticamente sem qualquer comercialização, vídeos de K-pop continuam a acumular milhões de visualizações diárias por fãs estrangeiros, muitos dos quais simplesmente descobriram o gênero por acaso.


“Este ano (CL) vai ajudar o K-pop a dominar o mundo”.
Karl Lagerfeld, Diretor de Criação da Chanel e da Fendi .


De fato, mais de 90% das views de vídeos de K-pop no YouTube agora são consumidos fora da Coreia, muitos na América do Norte.

“O fato de que os fãs de todo o mundo podem ver o conteúdo online está realmente ajudando a estabelecer o K-pop fora da Coreia e na Ásia”, diz Braun.

Sobre os shows de K-pop. A boy band sul-coreana, BIGBANG, realizou em 2013 a Alive Galaxy Tour em 48 estádios internacionais, incluindo shows esgotados na arena de Wembley em Londres.

E para aqueles que ainda desconhecem o gênero, a próxima descoberta do Braun pode estar prestes a mudar as coisas. A visionária de 24 anos de idade e sensação do pop coreano, CL.

De um dos maiores grupos femininos de K-pop, 2NE1, a cantora e rapper tem mais de 45 milhões de vendas de singles na Ásia e já é queridinha entre os produtores dos EUA e estilistas de elite.

Diretor criativo da Moschino, Jeremy Scott, que já trabalhou com nomes como Britney Spears, Katy Perry e Rihanna, credita ela como sua musa.

“Minha equipe viu pela primeira vez CL se apresentar com o 2NE1 em Seul em um dos shows de Psy, diz Braun. “Nós ficamos extremamente impressionados com sua presença de palco… [ela é] uma performer incrível”.

“Nós queríamos ajudá-la a trazer o seu talento para os EUA”, explica Braun.

Assim, poderia CL sozinha comandar a dominação do K-pop que Psy quase conseguiu?

“Eu cresci ouvindo bandas inglesas e pop americano”, diz CL.

“Agora que eu sou artista na Ásia por oito anos, sinto como se estivesse me desafiando em uma nova multidão. Eu definitivamente tenho um longo caminho a percorrer, mas eu sinto que tenho as pessoas certas ao meu redor, uma boa equipe.”

Empresário de talentos Scooter Braun administra uma série de artistas, incluindo Justin Bieber, Ariana Grande, e Carly Rae Jepsen.
Empresário de talentos Scooter Braun administra uma série de artistas, incluindo Justin Bieber, Ariana Grande, e Carly Rae Jepsen.

Além de excelentes conexões.

No ano passado, Braun ajudou CL (nome real Chaerin Lee) a mostrar seu rap em uma faixa para os produtores Diplo e Skrillex. Em abril, ela apareceu ao lado de jovens da elite de Hollywood, incluindo Bieber, Kendall Jenner e Ariana Grande, em um vídeo viral com a dublagem de I Really Like You da Carly Rae Jepsen.

Na semana passada, o seu single em colaboração com Diplo, Riff Raff, e OG Maco, chamado Doctor Pepper foi lançado.

Grupo do qual CL parte, 2NE1, durante o MTV Music Video Awards Japan em 2012
Grupo do qual CL faz parte, 2NE1, durante o MTV Music Video Awards Japan em 2012

Diplo, cujo catálogo inclui hits para Beyoncé, Madonna e Chris Brown, diz que a faixa de hip-hop é “um justo equilíbrio entre a atitude brilhante do K-pop mantendo CL posicionada aonde ela pertence – como a ‘the baddest’, mais legal do momento”.

Como muitos ídolos na indústria do K-pop, CL começou a treinar com sua agência aos 15 anos.

É esperado que os trainees façam malabarismos com a escola e longas horas de prática diária, que incluem cantar, dançar, atuar, aulas de idiomas e, em casos extremos, cirurgia plástica.

É um processo cansativo que pode durar anos antes de um artista ser considerado pronto para estrear, embora as recompensas para aqueles que têm sucesso valem os períodos de treinamento intenso.

Agências de entretenimento coreanos são conhecidas por contratos que mais parecem algemas de ouro, chegam a durar de sete a 13 anos.

Estes garantem carreiras longas e rentáveis para o artista e um retorno lucrativo para a agência, que gasta uns sete dígitos durante o período de treinamento.

Colegas de gravadora do 2NE1, O BIGBANG é um grupo de homens com cinco membros que estreou em 2006, e que alegadamente ganhou $71 milhões em 2014, apenas $4 milhões a menos que o One Direction no mesmo ano.

Mas para cada história de sucesso existem, é claro, contos de advertência.

Não é incomum artistas esperançosos dedicarem anos de suas vidas de treinamento em uma agência, e acabarem não estreando de forma esperada.

Alguns trainees simplesmente não correspondem às expectativas, diz o funcionário de uma agência bem-conhecida (que pediu anonimato).

Em vez de serem descartados eles serão testados em diferentes campos, como programas de variedades ou serem apresentadores de TV.

CL em um desfile de moda com o colega, estrela do K-pop, G-Dragon.
CL em um desfile de moda com o colega, estrela do K-pop, G-Dragon.

“Se isso não funcionar, pode ficar por trás da câmeras – styling, composição, coreografia…”, diz o funcionário.

“Como a empresa tem investido muito no treinamento, eles muitas vezes se recusam a deixá-los livres de seus contratos até que tenham conseguido parte do dinheiro de volta.”

Ida Simmons começou a treinar na SM Entertainment, uma das outras grandes agências de talento da Coreia do Sul, com 14 anos.

Com uma mãe coreana e pai alemão, seu visual único e voz perfeitamente afinada, podia ser destinada a grandes coisas com uma empresa por trás de alguns dos principais nomes na indústria.

Mas, enquanto seus colegas foram para o grande palco, Simmons não conseguiu chamar a atenção de novos fãs durante as aparições na TV.

Tendo assinado um contrato de 13 anos com a SM, Simmons foi tecnicamente “colocada na geladeira” pela agência e encontrou um emprego como radialista na Arirang Radio permanecendo lá até o restante de seu contrato.

“Foi definitivamente difícil”, Simmons, agora com 29 anos e livre de seu contrato, disse.

“Agora eu estou apenas feliz por ser capaz de seguir em frente com minha carreira.”

No entanto, há muito que a indústria da música ocidental está ansiosa para aprender com o sistema bem lubrificado da Coreia do Sul.

“Toda a estrutura de desenvolvimento de um novo artista nos EUA é completamente diferente do que é na Coreia”, diz o caçador de talentos Braun.

Na Coreia, não há distinção real entre o empresário e a gravadora. Eles são uma e a mesma coisa e investem pesadamente para encontrar e preparar talentos a partir de uma idade jovem.

“Eu realmente aprendi muito com a YG e o sistema de sua empresa e realmente admiro o trabalho que eles fazem.”

Durante o próximo ano, nós poderíamos ver mais dos grandes nomes da música ocidental que procuram uma fatia do bolo K-pop.

A equipe criativa do rapper Kanye West anunciou recentemente planos para lançar uma parceria em Seul, incorporando marca, agência e entretenimento.

O Louis Vuitton Moet Hennessy group (LVMH) investiu recentemente $80 milhões na a.

Quanto a CL – que vai lançar um álbum solo este ano – ela tem como fã e amigo pessoal, Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel e Fendi,  torcendo por ela.

“CL é bonita… Você não pode tirar os olhos dela. Este ano, ela vai ajudar o K-pop a dominar o mundo.”

Fonte: BBC NEWS

  • IMissYouParkBom

    Ela vai cantar em ingles,ou coreano?

    • EnvyTH

      Só saberemos quando lançar. Mas na minha opinião, acredito que ela fará um mix entre os dois. Até para ter um diferencial.

  • diane Anjos

    CL com Karl XD
    musa da moda amodoro

  • Artur Cruz

    Cada dia sofro pela espera desse 1º single ele crucial para saber se vai vingar esse CD ou nao que os Deus ajudem CL!

  • suaila

    Ou gente vocês viram a matéria hoje dizendo que 2ne1 vai disbandar ,, eu espero que seja um rumor, mas é alguém por dentro da yg que falou, eu não posso viver sem 2ne1. Triste agora

    • xxfrootxx

      Calma querida é mentira okay?