Gaon Chart revela que o SNSD, 2NE1 e o A Pink são os três melhores girlgroups em relação às vendas de 2014

Posted on Posted in Charts

snsd-vs-2ne1

No mundo do K-Pop, girlgroups são tendências e tem sido há um bom tempo – mas quais grupos femininos podemos realmente dizer que são as rainhas de 2014?

Gaon Chart decidiu encontrar a resposta vendo quais grupos femininos ficaram no topo em termos de vendas. Para avaliar os dados, o Gaon Chart organizou três gráficos diferentes: o primeiro compara as vendas de músicas digitais dos girlgroups, o segundo compara as vendas de álbuns físicos, e o terceiro é uma estimativa de vendas totais.

Vendas Digitais

misc_1419445216_20141224_gaon_1[1]

De acordo com os dados do Gaon, o 2NE1 tem o primeiro lugar em termos de acumular o maior número de vendas digitais. Na verdade, o 2NE1 está visivelmente em um nível superior, visto que suas vendas são significativamente mais elevadas do que a de qualquer outro grupo. O sucesso do 2NE1 é principalmente devido ao seu single “Come Back Home”, que ficou em primeiro lugar nas paradas por duas semanas consecutivas e também foi número um no chart mensal do Gaon em março de 2014.

O segundo lugar pertence ao SISTAR. No entanto, o SISTAR tem uma enorme quantidade de vendas não necessariamente por suas músicas lançadas em grupo, mas por suas colaborações mais populares, em particular a colaboração de Soyu com JungGiGo, “Some”. O Gaon afirmou que para cada 100 vendas que Soyu fez com suas colaborações, o SISTAR como um grupo fez 86.

A Pink leva o terceiro lugar, devido ao sucesso de suas duas músicas “Mr. Chu” e “LUV”. O restante do ranking é o seguinte:

1. 2NE1
2. SISTAR (incluindo as vendas das colaborações de Soyu e Hyorin)
3. A Pink
4. Girl’s Day
5. AOA
6. Girls’ Generation (incluindo as vendas do TaeTiSeo)
7. f(x)
8. Ladies’ Code
9. SECRET
10. MAMAMOO
11. 4minute (incluíndo as vendas solo de HyunA)
12. EXID
13. Crayon Pop
14. Red Velvet
15. KARA
16. Rainbow
17. T-ara
18. Dal Shabet
19. miss A
20. BESTie
21. Lovelyz
22. Brown Eyed Girls
23. After School (incluindo as vendas do Orange Caramel)
24. Hello Venus

Vendas de Álbuns Físicos

misc_1419445216_20141224_gaon_2[1]

Em termos de vendas de álbuns físicos, o Girls’ Generation é o primeiro colocado. Embora suas vendas digitais não sejam tão fortes como as do 2NE1, SISTAR, ou A Pink, o Girls ‘Generation vendeu um número combinado de cerca de 289 mil dos álbuns “Mr.Mr.” e “Holler”. Esta é uma figura impressionante na indústria do K-Pop que, como mostra o gráfico acima, deixa outros grupos femininos na poeira.

A Pink faz uma aparição no top 3 novamente, desta vez em segundo lugar, vendendo cerca de 155.000 cópias de seus álbuns “Pink Blossom” e “Pink LUV”. O f(x) vem em terceiro lugar vendendo 107 mil cópias de seu álbum ‘Red Light’.

O resto do ranking de vendas de álbuns físicos é o seguinte (seguindo o mesmo esquema de somas das sub-units/singles solos etc.):

1. Girls’ Generation
2. A Pink
3. f(x)
4. 2NE1
5. Girl’s Day
6. AOA
7. T-ara
8. KARA
9. SISTAR
10. Crayon Pop
11. 4minute
12. SECRET
13. Lovelyz
14. Hello Venus
15. Rainbow
16. Dal Shabet
17. Ladies’ Code
18. BESTie
19. MAMAMOO
20. Brown Eyed Girls
21. miss A

Estimativa Geral

misc_1419445217_20141224_gaon_3[1]

O gráfico acima foi calculado usando uma proporção de 50:50 com músicas digitais e vendas de álbuns. De acordo com o cálculo do Gaon, o Girls’ Generation ganha em termos de vendas totais, enquanto o 2NE1 não fica muito para trás com o segundo lugar. O terceiro lugar pertence ao A Pink, mostrando o poder do grupo feminino em ficar entre os três primeiros em todas as três paradas.

O resto do ranking de estimativa de vendas gerais segue dessa forma:

1. Girls’ Generation
2. 2NE1
3. A Pink
4. Girl’s Day
5. SISTAR
6. AOA
7. f(x)
8. SECRET
9. Ladies’ Code
10. 4minute
11. MAMAMOO
12. T-ara
13. KARA
14. Crayon Pop
15. EXID
16. Red Velvet
17. Rainbow
18. Dal Shabet
19. Lovelyz
20. BESTie
21. miss A
22. Hello Venus
23. Brown Eyed Girls
24. After School

Fonte: ALLKPOP


Nota do editor: Quando alguém falar mal sobre as vendas do Crush, apenas mostrem esse artigo, ele prova que o 2NE1 praticamente não tem concorrência entre os girlgroups no mercado digital, e que ainda assim conseguem vender razoavelmente bem os álbuns físicos, isso tudo com apenas um comeback do grupo em 2014. Lembrando também que essas vendas digitais são apenas as da Coreia, o iTunes e outras lojas de música online internacionais não são incluídas nos charts do GAON.

  • Hi Jinwoo!

    Eu acho que os blackjacks meio que se desacostumaram a comprar álbuns do 2NE1, sendo que o mesmo ficou anos sem nenhum álbum…então fica díficil vender 100k.

    Estou muito feliz de ver as meninas no Apink ganhando mais reconhecimento <3 elas são um amor.

    • eu respondi outro comentário acima explicando a situação, as vendas físicas dependem do fandom, o SNSD tem um fandom enorme em comparação com o do 2NE1 por isso vendem bem, o 2NE1 vende bem digitalmente pq o Crush acabou fazendo sucesso para o público em geral (o atraso de umas duas semanas da versão física tbm deve ter influenciado nos números finais, deve ter forçado parte dos fãs a comprarem a versão digital ao invés da física)

  • Chirin

    SNSD só ficou em primeiro devido as somas de vendas em conjunto da sub-unit, e acredito que a YG deveria focar tbm nas vendas fisicas, lembro que o album demorou algumas semanas ate ser lançado em formato fisico enquanto a digital ja estava sendo comercializada, fora que o cd de CRUSH não segue o mesmo formato dos cds coreanos o que me decepcionou um pouco

    • não acho que a YG deva focar em álbuns físicos, na vdd só compra álbum físico mesmo os fãs, o público geral que quer comprar aquela música que tocou na tv ou no rádio, vai procurar nas lojas online, a correria do trabalho tbm influencia nisso, é mais prático. A prioridade no momento é ser popular em vendas digitais, a Coreia foi um dos primeiros mercados a ter vendas digitais pelo MelOn e é o que sustenta boa parte da indústria atualmente, mas concordo com vc sobre a demora nas versões físicas do álbum, pode ter influenciado mesmo nas vendas finais

  • Guest

    Ta aew pra quem quer saber o total de vendas e os recordes em kda tipo de venda

    RankGirl groupCountryDownloadsPhysical recordsTotal recordsGenrePromoted SinglesMembersYears active12NE1 South Korea54.9 million1 million(albums)55.8 millionK-pop2642009–present (5 years)2Pussycat Dolls United States40 million15 million (albums)54 millionPop, R&B156 → 52003–2010 (7 years)3S.H.E TaiwanUnverifiable (only from SHERO)10.5 million(albums)10.5 millionMandopop-32001–present (13 years)4Girls’ Generation South Korea38.6 million5.8 million44.4 millionK-pop279 → 82007–present (7 years)5Wonder Girls South Korea33.5 million0.3 million(albums)33.8 millionK-pop175 → 4 → 5 → 42007–2013 (hiatus) (6 years)64Minute South Korea26.7 million0.2 million26.9 millionK-pop2552009–present (5 years)

  • NarutoKunp

    eu queria conhecer que fosse coreana ou japonesa ,,,,,,>.<
    pena que sem maquiagem elas são O.o