COMPLEX: Conheça CL, a rapper e cantora coreana, que está prestes a dominar os EUA

Posted on Posted in CL, Entrevistas

Na Ásia, esta estrela pop não precisa de introdução. Com a ajuda do homem que deu ao mundo Justin Bieber, logo ela não vai precisar nos Estados Unidos também.


 

p6yfwzt0stxvwnch7dwf[1]

Você vai em breve ser bombardeado por artigos sobre CL, a cantora/rapper de 23 anos que está vindo para a América depois de conquistar a Ásia com o seu grupo 2NE1. Essas histórias inevitavelmente vão mencionar o K-pop (porque ela é da Coreia do Sul), e PSY (porque eles são de uma mesma gravadora, a YG Entertainment), e Scooter Braun (porque ela é a primeira coreana da SB Projects pós-“Gangnam Style”). Todos estes detalhes contextuais – que estão, previsivelmente, também nesta história – podem sugerir que CL é uma novidade auxiliada por associações famosas.

Mas reduzir CL a essas conexões seria um desserviço ao seu talento elétrico, que merece a atenção por si só. (Diplo como testemunha não solicitada.) Os ousados, lançamentos solo exclusivos que ela já lançou na Coreia (“The Baddest Female” e “MTBD”) são o que ela chama de “risco” para o K-pop, mas – menos o rap coreano – faria todo o sentido aqui. Deixando as habilidades musicais de lado, sua fluência em inglês e estilo inconfundível são mais significativas do que suas afiliações. Então CL é da Coreia, como Rihanna é de Barbados, ou Lady Gaga é de Long Island. A história de origem é importante, mas não deixe que isso fique no caminho da música.

Quando “Gangnam Style” chegou aos EUA, eu entrevistei Scooter e PSY, e eles me disseram que era importante que PSY não mudasse quem ele era para atender o mercado norte-americano. Houve uma conversa semelhante quando assinou com Scooter?

Sim, ele definitivamente já me respeita como artista, e ele ama o que eu venho fazendo. Ele só quer trazer isso para aqui e equilibrá-lo. Não é como se eu fosse cantar uma música inteira em coreano como o PSY, mas eu acho que é um bom equilíbrio. Quero representar as mulheres asiáticas no caminho certo. Ele quer apoiar isso.

Alguns fãs de K-pop pensam que para dar certo aqui você vai ter que sensualizar a sua imagem.

Bem, você sabe a minha imagem de quando eu estava no 2NE1. E eu não vou mudar isso. Eu não sou contra ser bonita ou ser sexy ou qualquer coisa, mas eu só tenho isso – eu não sei como dizer isso -, mas eu tenho essa imagem “cool” que eu quero manter.

Todo mundo está especulando que a sua estreia nos EUA significa que o 2NE1 vai acabar.

Isso não é verdade! Acabamos de terminar a nossa turnê e todo mundo começou a fazer uma pausa agora. Só eu que não terei uma pausa. [Risos.]

Quais são as suas expectativas para o seu álbum solo?

Eu sinto que é tudo sobre a boa música no final do dia. Não é como se eu fosse uma novata – eu tenho feito isso há um bom tempo na Ásia. É apenas um novo mercado. Eu tenho que ter boas músicas, então eu só estou focando nisso.


“Os asiáticos nos EUA não tem um artista pop para quem eles possam olhar. Eu gostaria de poder ser essa pessoa para eles e ser motivo de orgulho.”


Qual tem sido a reação da Coreia em relação a sua estréia nos EUA?

As pessoas têm sido favoráveis. Estou feliz com isso. É uma boa pressão para mim.

Por ser a artista de avanço coreano?

Certo. Isso não aconteceu para mim ainda, então eles estão tipo: “Oh, boa sorte”. PSY explodiu em um segundo, e todo mundo estava orgulhoso dele. Mas eles não podem dizer que eles estão orgulhosos de mim. Tudo o que posso fazer é desejar-me boa sorte e me apoiar porque nada realmente aconteceu ainda.

Crescendo, você frequentou escolas internacionais na Coreia, no Japão e na França, estou supondo que você aprendeu a se adaptar muito rapidamente.

Havia muitas diferenças raciais, e eu cresci com todas elas. Eu sou um livro aberto. Eu adoro fazer amigos. Eu gosto de ficar inspirada, conhecer novas pessoas, conversar com elas sobre suas vidas.

Dramas coreanos e maquiagem estão explodindo na América recentemente. Você já reparou isso?

Na verdade, não. Não dramas, porque eu não os vejo. Eles são famosos por aqui?

cwdoqrgmb0b6x66of8q5[1]

Muitos não-coreanos estão os conhecendo porque existem sites que mostram com legendas em inglês.

Isso é interessante. Eu não estava sabendo.

E a maquiagem coreana é um grande sucesso.

Quando se trata de maquiagem, todos na Ásia já sabem que a maquiagem coreana é a melhor. [Risos.] E eu conheço bem de maquiagem. As pessoas se preocupam muito com a beleza na Coreia, em geral.

Em geral, eu diria que coisas coreanas são legais de uma maneira que não eram quando eu era criança, por isso é realmente um grande momento para você vir aqui.

Certo. Há tantas pessoas coreanas aqui – e chineses e japoneses – , mas eles não tem um artista pop para quem eles possam olhar. Eu gostaria de poder ser essa pessoa para eles e ser motivo de orgulho.

Estou ansioso para ver isso acontecer.

Vou tentar o meu melhor para representar a Coreia do melhor modo. [Risos.] De uma forma legal. Eu sinto que às vezes temos a imagem errada, e eu quero corrigi-la um pouco. Vou tentar o meu melhor.

Fonte: COMPLEX MAGAZINE

  • Thamires De Lima

    Arrasa Divaaaaaaaaaaa

  • Natsuo

    “De quando eu estava no 2NE1” Oxe e não ta mais ? MEÇA SUAS PALAVRAS LEE CHAERIN ! /brimqs

    • emy

      Também fiquei tipo O.O

  • IMissYouParkBom

    Tá faltando o ursinho da CL
    Só eu q estranhei o rosto da CL na ultima foto ?
    “significa que o 2NE1 vai acabar?” “Isso não é verdade!” Uffa…
    “Acabamos de terminar a nossa turnê” q só foi no japão ¬.¬

    • Thayana Gonçalves

      Acho que foi a maquiagem. Tipo, a sobrancelha dela ta aumentada xD

      • IMissYouParkBom

        Sá parada ae

    • Leide Anne

      Eu também achei, parece cansada mas deve ser só a maquiagem e a iluminação que não a favorecem

  • PongPong

    MDS, essa mulher lacra d+

  • NarutoKunp

    tomara que ela faça sucesso, pois depois de todas essas expectativa ela de musicas ruins e acabem falando que ela só é boa na koreia, poxa ai me irrita!!!!
    a CL tem talento maior que várias cantoras norte-americanas.

  • diane Anjos

    linda, inteligente, talentosa e etc. <3
    miga vem com tudo, se vier junto com o da Riri eu tô feita o/

  • Pingback: [PT-BR] Entrevista de CL para a Complex Magazine | 2NE1 Brasil()

  • BomMyQueen

    Linda

  • willicat

    Acho que o mais dificil é enfrentar o preconceito dos americanos, pq talento e música de qualidade ela tem e muito… Estamos torcendo por vc CL o/

  • Jorge Miguel

    CL perfeita. Tõ muito feliz por ela. Espero que ela faça tanto sucesso nos EUA como ela faz na Asia ^-^. Feliz tbm por 2NE1 não acabar, seria horrivel :'(

  • Iury

    Eu sei que ela não é do tipo que : “A fama sobe a cabeça”.Mas, esses produtores colocam coisas na cabeça dos artistas, tomara que ela não apele para sexualização como fazem umas ”cantoras” aí….

  • Natália Mello

    Ai que diva CL !! Boa sorte ai nos EUA ! Mas…por favor..espero que seu clipe novo não seja que nem a maioria dos clipes pop americanos..que são com conteúdo que apela pros lados explícitos… Que seu clipe seja realmente top,pois você é diva! Mas…que seja bom de assistir,que nem seus clipes coreanos *-*–*..porque os clipes de pop americanos só me decepcionam ainda mais